Caso não consiga visualizar esse email Clique aqui.
BOLETIM SEMANAL - Assespro-RJ | ANO 25 Nº1205 - 13 a 19 de maio de 2020.
IMG

Pandemia e a preocupação com a vida

Por Maria Luiza Reis, Presidente da Assespro-RJ e CEO da LAB245

Passamos da trágica marca de 10.000 mortos no Brasil em decorrência da COVID-19. É com muita tristeza que vemos amigos, artistas e conhecidos mortos por essa doença que ainda não tem tratamento ou vacina. Sabemos que a única coisa a fazer é nos resguardarmos, nos protegermos.

Sobre nós, empresários, recai uma responsabilidade muito maior: com a saúde de nossos funcionários e daqueles que prestam serviços para nós.

Não só isso, nós temos a responsabilidade de manter o nosso negócio e sabemos, mais do que ninguém que um negócio depende do outro e portanto, temos a responsabilidade também com a sobrevivência dos nossos parceiros de negócios, principalmente os nossos fornecedores, sejam eles parceiros de todo dia ou eventuais.

Importante entender que não existe escolha a favor dos negócios e contra a vida. A vida é sempre a prioridade. Nas leis brasileiras, a segurança e a preservação da saúde são prioritárias em relação à atividades econômicas. Por isso, o empresário deve dar atenção redobrada com a saúde do trabalhador, do parceiro e do cliente neste momento.

Ser empresário não é uma tarefa simples, exige um grande esforço para traçar e retraçar estratégias conforme as coisas mudam ou não mudam apesar das espectativas. Ser empresário é ter responsabilidades enormes, é pensar e zelar pela manutenção de vidas e dos negócios todo tempo.

Nós empresários de empresas de tecnologia da informação e comunicação ainda temos a responsabilidade da manutenção da prestação de serviços que foram considerados pelo governo federal como serviço essencial. Alguns de nós podem estar com menos serviços que outros, mas a importância das nossas atividades é indiscutível.

Por isso, precisamos mostrar para a sociedade que os empresários se mantem na busca da sustentabilidade econômica-financeira sem abrir mão dos valores da saúde e da vida.

Dito tudo isso, como o empresário deve agir?

1. Dispensar o colaborador do trabalho presencial se o trabalho puder ser feito de casa;

2. Só demitir, suspender ou reduzir a remuneração do colaborador em caso de extrema necessidade, tantos dos que estão trabalhando de casa quanto dos que estão com atividades suspensas;

3. Fornecer máscaras, álcool gel e definir regras de distanciamento para os colaboradores que precisam trabalhar fora de casa, no escritório, loja ou indústria;

4. Manter, dentro do possível, os contratos com parceiros e fornecedores mesmo quando algum serviço não puder ser executado ou não for necessário neste momento. A interrupção de contratos pode ser um perigo para a economia, uma bola de neve;

5. Manter equipe necessária para o bom funcionamento dos serviços;

6. Usar com consciência os benefícios concedidos pelo governo, como empréstimo para pagamento da folha ou adiamento do pagamento de tributos para diminuir o impacto da perda de faturamento ou para reduzir o risco futuro;

7. Se unir em associações e grupos de empresários do setor para que as suas preocupações e dúvidas sejam discutidas e levadas para as alçadas competentes;

8. Ajudar sempre que for possível outros empresários que tiveram seus meios de trabalho ou faturamento abalados pela pandemia.

Uma coisa é certa: Essa doença vai passar e logo poderemos voltar às nossas atividades. Enquanto isso não acontece, os empresários estão unidos ajudando o Brasil e os brasileiros.

#juntossomosmais

 
IMG

Assespro Insights

O Radar Assespro é um programa que visa difundir conhecimento e trazer reflexões sobre temas variados, pela perspectiva de especialistas na área. Os programas vão ao ar às terças e quintas, às 17h.

Confira abaixo a agenda dos próximos programas:

 

Quinta-feira, 14 de maio: Visão dos CIOs na crise - Home Office e os novos paradigmas do trabalho.

Neste encontro vamos discutir como foi a experiência de migração para esta nova modalidade de trabalho e quais as perspectivas futuras num cenário pós-quarentena. Além disso abordaremos as novas relações entre os trabalhadores e as organizações e entre clientes e fornecedores.


Os participantes são CIOs experientes que estão passando pela crise deflagrada pela pandemia nas organizações:

  • Corina Engel – Diretora Executiva do Veirano Advogados, responsável pelas áreas de Finanças, Tecnologia da Informação e Controle de Processos Judiciais.
  • Davi Bujarski – ex CIO da Lee Hecht Harrison – LHH – consultoria de Recursos Humanos
  • Fernando Gonzalez – CIO da CNC - Confederação Nacional do Comércio

Moderador: Etienne Vreuls – Diretor da Assespro e Fundador da Vreuls Assessoria executiva em TI: Apoiando as organizações a empregarem adequadamente os recursos de TI.

Clique aqui para se inscrever!

 

Terça-feira, 19 de maio: Mentoria 

Para falar sobre Mentoria, convidamos Robert Janssen (CEO da OBr.Global e Mentor Internacional) e André Chaves (Presidente da ABMEN e Mentor de Negócios).

Clique aqui para se inscrever!

 
IMG

Rede de Negócios Assespro-RJ

A Rede de Negócios Assespro-RJ é o mais novo serviço que estamos disponibilizando para os associados.

Impulsione seus negócios com a Rede! Ela funcionará como um hub especializado de produtos e serviços em tecnologia, facilitando que terceiros encontrem as soluções para suas demandas.

A Rede de Negócios já está aberta e você pode cadastrar seus produtos e serviços agora mesmo, de forma gratuita. 

 

Cadastre-se agora mesmo em: https://www.assespro-rj.org.br/MARKETPLACE/

 
IMG

Participe da nossa pesquisa!

A Assespro RJ gostaria de saber como as medidas de ajuda estão sendo efetivas na sua empresa neste momento de mudanças e dificuldades com a Covid-19. Participe!

 

Link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfE8IIvwAsHZBukmefuTU0-Jwr7QgmytwEK8NjsfAW9Y_f-PA/viewform?usp=pp_url

 

 
Você já conhece o novo Selo Assespro-RJ?

Mais um benefício exclusivo para associados da Assespro-RJ! Este selo traduz confiança, qualidade e ética.

Não perca tempo e atualize seu material de comunicação agora mesmo!

Baixar em JPEG - Baixar em PNG - Baixar em PDF

 
IMG
Agenda Assespro-RJ
Agenda

Próximos eventos:

  • 14/05/2020 - Radar Assespro: A Visão dos CIOs na Crise.  Inscreva-se!
  • 15/05/2020 - Assembléia Geral Ordinária (AGO) Inscreva-se!
  • 15/05/2020 - Reunião da Diretoria
  • 18/05/2020 - Assespro Insights
  • 19/05/2020 - Radar Assespro: Mentoria.  Inscreva-se!
  • 21/05/2020 - Radar Assespro: Governo Digital.  Inscreva-se!

Participe e inscreva-se nos eventos da Associação!

Patrocine os eventos da Assespro-RJ e divulgue sua marca para empresários e executivos tomadores de decisões!

Mais informações: 21 2507-7181 | atendimento@assespro-rj.org.br

ASSESPRO-RJ - Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação

Praça Pio X, 55 / sala 901 - CEP 20040-020 - Centro - Rio de Janeiro – RJ
Telefone/Fax:(21) 2507-7181

E-mail: assespro-rj@assespro-rj.org.br | Visite nossa Home Page: www.assespro.rio
FacebookTwitterLinkedin