Agenda de Cafés da Manhã Assespro-RJ

Agenda de Cafés da Manhã Assespro-RJ

Nos próximos meses a Assespro-RJ fará uma sequência de Cafés da Manhã Técnicos que serão apresentados por empresas associadas. Temas diversos que visam a melhoria da produtividade das empresas participantes apresentados por especialistas no tema. Todos os encontros ocorrerão no auditório da Assespro-RJ que fica em sua sede no Centro do Rio de Janeiro. 

Para associados da Assespro-RJ, a primeira inscrição é cortesia; a partir da segunda inscrição para associados ou da inscrição de empresas não associadas, haverá um investimento de participação de R$50,00 por pessoa e R$30,00 para startups não associadas.

Confira a agenda:

 18/out: ITIL e a ISO 20.000 – Para se inscrever, clique aqui!

Empresas de todos os tamanhos dependem de uma gestão de serviços de TI eficiente, econômica, confiável e consistente. O Café Tecnológico ASSESPRO irá apresentar como é possível ter tudo isso com a implantação da ISO/IEC 20000, uma norma baseada nas boas práticas preconizadas pelo workflow do ITIL (Technology Infrastructure Library).

O modelo ITIL promovea gestão com foco no cliente e na qualidade dos serviços de TI, apresentando um conjunto de procedimentos gerenciais, organizados em disciplinas, que cobrem desde a compreensão da estratégia do negócio do cliente, a definição da estratégia do serviço de TI, seu desenho, implantação, operação e melhoria contínua.

Palestrante: Larissa Lopes de Araujo

Mini currículo: Mestre em Engenharia de Software pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. MBA em Gerência de Projetos. Pós-Graduada em Programação de Computadores na PUC-Rio. Atua desde 2000 em projetos de consultoria em melhoria de processos de gestão e engenharia de software. Implementadora e avaliadora certificada do modelo MPS para Software. Compõe equipe de avaliação do modelo CMMI. Implementadora de Sistemas de Gestão e Compliance. Avaliadora ABNT de ISO 9001 Gestão, ISO 20000 Gestão em Serviços, ISO 37001 Anticorrupção e ISO 19600 Compliance.

01/nov: CMMI Development 2.0 e Agilidade – Para se inscrever, clique aqui!

O CMMI® Institute disponibilizou a versão 2.0 do CMMI (Capability Maturity Model Integration) em março de 2018. Consagrado mundialmente, o CMMI é um framework para melhoria de processos em organizações de segmentos variados, com resultados comprovados em termos de aumento de produtividade, redução de retrabalho, melhoria da qualidade de produtos e serviços, aumento da satisfação de clientes, entre outros benefícios. O Café tecnológico vai apresentar esta nova versão e a implementação do workflow de agilidade, com métodos, técnicas, conceitos e abordagens diversas no trabalho.

Palestrante: Mariano Angel Montoni

Mini currículo: Doutor e Mestre em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. SCAMPI Lead Appraiser for Development and Services. Consultor na implantação de processos aderentes aos modelos de qualidade CMMI e MPS. Certificado ITIL v3 Foundation. Instrutor credenciado dos cursos de capacitação do modelo MPS. Implementador credenciado do modelo MPS para Software e MPS para Serviços. Avaliador líder experiente do modelo MPS para Software e Serviços.

13/nov: Gerenciamento de Resíduo Eletrônico – Situação atual e principais desafios brasileiros – Para se inscrever, clique aqui!

A palestra discorrerá sobre os principais conceitos referente ao gerenciamento de resíduos, um resumo sobre os impactos ambientais quanto ao descarte incorreto especificamente dos eletrônicos e qual a situação da legislação carioca e brasileira a cerca do tema em comparação às melhores práticas internacionais.

Neste Café da Manhã será realizada uma campanha de coleta de resíduos eletroeletrônicos, onde serão recolhidos telefones celulares, laptops, notebooks e cabos. O participante que fizer o descarte neste dia, poderá acionar um QRCode no coletor e receberá um certificado de Cidadão Consciente. Faça sua parte!

Palestrante: Caio Miranda

Mini Currículo: Caio Miranda é CEO da TechTrash, geógrafo pela UFRJ, MBE em Meio Ambiente pela COPPE/UFRJ e mestrando em Sistemas de Gestão pela UFF.

06/dez: Governança Corporativa e a Lei de Responsabilidade das Estatais – Para se inscrever, clique aqui!

Mais informações em breve!

CAFÉS ANTERIORES

15/ago: Como Manter Talentos e Crescer na Era Digital – Case Stefanini

Nesta edição do Café da Manhã Assespro-RJ, Bruno Mondin apresentará o case de sucesso da empresa no investimento em capacitação dos seus talentos. Além disso, será apresentado as oportunidades desenvolvidas pelo Comitê de Capacitação para as empresas associadas da Assespro-RJ e o setor de TI.

Bruno Mondin possui 29 anos de trajetória na área de tecnologia. Conta com experiência global em empresas de TI, consultoria e outsourcing. Está na Stefanini desde 1992 e hoje é o Vice-Presidente Executivo da empresa.

23/ago: Transformação Digital na Gestão de Recursos Humanos

Em tempos de inteligência artificial, a gestão de RH é mais desafiada do que nunca, entretanto o dilema de quando usar robôs ou pessoas não é o único tema a ser discutido nos dias de hoje. Novos recursos para melhor visualizar, reconhecer e gerenciar competências estão disponíveis na Internet e acessíveis pelo celular.

Palestrante: Marcio Ferreira

Mini currículo: Marcio Ferreira possui 55 anos, é formado em Engenharia de Produção pela UFRJ/1987 e MBA Executivo pela Coppead/2000 e atua como Diretor Comercial e de Inovação na Lab245 Softwares desde março de 2017. Nos últimos 35 anos trabalhou em empresas nacionais e multinacionais. Foi gerente de ferramentaria, fabricação, qualidade, tendo implantado sistemas ISO 9000 e ISO 14000, Jornadas de qualidade total e CCQs, Marketing Web, Importação exportação, Supply Chain intercontinental, Logistica, Engenharia de Métodos, Implantação de sistemas de franquia com big data. Neste período chefiou grupos de até 15 colaboradores diretos abrangendo efetivos de 500 empregados.

06/set: DevOps – Esteira de Teste e Entrega Continuada

O DevOps é uma área que tem apresentado bastante ganho para as empresas, principalmente em relação a uma automação do processo de qualidade do software entregue. Mas, no que consiste o DevOps? Apresentaremos uma introdução e uma descrição das principais práticas implementadas atualmente pelas organizações. Na palestra, falaremos das experiências práticas com a implantação, benefícios e dificuldades dessa mudança. Veremos por que o DevOps deve ser pensado como apenas implantação de ferramentas e realização de treinamentos. Deve ser considera uma mudança mudança organizacional da área de TI das organizações e fábricas de software.

Palestrante: Marcelo Nascimento Costa

Mini currículo: Consultor-Líder na Promove em ALM/DevOps e automação de Testes. Mestre em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ. Bacharel em Ciência da Computação pela UFPA. Professor de cursos de graduação e pós-graduação em Engenharia da Computação e Ciência da Computação na Universidade Veiga de Almeida (UVA), e na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).  Experiência em participação em projetos de consultoria, desenvolvimento e implantação de processos, práticas de  automação do ciclo de vida de processos utilizando ALM e práticas ágeis, como automação de testes, integração e implantação contínua para importantes empresas do mercado, como OI, Accenture, BBM, Banco Modal, Grupo Mult, APPAI, Brasil Telecom, entre outros.

20/set: Inteligência Artificial na Gestão de Estoque e Vendas

Em tempos de inteligência artificial, a gestão de estoques e vendas tem um capítulo à parte.  São inúmeros recursos para avaliar o estoque mínimo, otimizar os pedidos e identificar produtos sem SKU.

Palestrante: Maria Luiza Reis

Mini currículo: Maria Luiza Reis é Doutora em Engenharia Nuclear, especialista em Algorítimo e Inteligência Artificial, CEO da LAB245 Software e Diretora de Assespro-RJ.

26/set: Sua empresa é Ágil?

Nessa palestra abordaremos os principais problemas na gestão de projetos tradicionais, as diferenças entre o modelo tradicional e ágil, a filosofia e mindset ágil, tendências do modelo de gestão ágil no Brasil e no Mundo, uma visão do Framework Scrum, como escolher o modelo certo para a gestão dos seus projetos, entre outros assuntos sobre agilidade.

Palestrante: Fábio Mourão

Mini currículo: Fundador da ProjectStudy Treinamento e Consultoria, atua na área de Tecnologia há mais de 25 anos, prestando consultoria para empresas nacionais e multinacionais de todos os portes. Iniciou sua carreira com Desenvolvimento de Sistemas, passando pela área de Suporte e Infraestrutura de Servidores e Redes de Computadores. Nos últimos 10 anos vem se dedicando na área de Gestão de Projetos e Serviços de TI. É Palestrante, Autor, Coach em Transição de Carreira, Consultor, Mentor do Programa de Mentoring do PMI-RJ, Mentor do Startup Weekend 2018 e Instrutor em Gestão de Projetos Ágeis com foco no Framework Scrum. Bacharel em Análise de Sistemas, com MBA em Gestão Empresarial ênfase em Tecnologia da Informação e Pós MBA em Gestão Executiva de Projetos, ambos pela Fundação Getúlio Vargas no Rio de Janeiro. Possui +40 certificações, dentre elas o PMP (Project Management Professional) pelo PMI – Project Management Institute, PSM-I (Professional Scrum Master) pela Scrum Org, SAFe 4.5 Agilist pela Scaled Agile, HCMP (Human Change Management Professional) pela HuCMI – Human Change Management Institute, Professional Leader Coach pela SLAC (Sociedade Latino Americana de Coaching) entre outras.

03/out: Segurança Cibernética e a Lei Geral da Proteção de Dados

Segurança Cibernética: A influência da legislação na segurança cibernética. A gestão de riscos integrada à segurança cibernética com melhores práticas e consensos. Iniciativas no Brasil e no mundo.

Lei Geral de Proteção de Dados: A Lei Geral de Proteção de Dados, recentemente aprovada, irá impactar significativamente as empresas de TI, que deverão obedecer a uma série de novas regras relacionadas com o tratamento de dados pessoais. Nessa palestra vamos apresentar as principais regras e obrigações trazidas pela Lei n. 13.709/2018 e abordar os cuidados que devem ser adotados pelas empresas de TI.

Palestrantes: Deana Weikersheimer e Fernando Nery

Deana Weikersheimer é advogada, Sócia do Escritório Weikersheimer,Castro & Wajnberg Advogados Associados, Especialista nas questões jurídicas relacionadas com a área de Tecnologia da Informação e Direito Digital,  Autora e co autora de obras técnicas ligadas ao setor.  Pós graduação em Administração de Empresas pela FGV. Professora da FGV em MBAs que tratam de projetos ligados ao segmento. Advogada da Assespro RJ.

Fernando Nery é Sócio-fundador de Módulo S/A. Foi membro de conselhos e comitês como o Comitê Gestor da Internet do Brasil, ex-presidente da Assespro Nacional e ex-presidente do conselho da Riosoft. Desde 1990 coordena equipes em alguns dos principais projetos de implementação de Governança, Riscos e Compliance, que são destaque mundial, entre eles as Eleições Eletrônicas Brasileiras, o SPB – Sistema de Pagamentos Brasileiro, a Nota Fiscal Eletrônica, o Imposto de Renda via Internet, o ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio, os Jogos Pan-americanos Rio 2007, a Rio+20, a Jornada Mundial da Juventude e a Copa do Mundo FIFA 2014 e as Olimpíadas 2016.

09/out: Boas práticas de marketing para empresas de T.I

Nessa palestra abordaremos diversas boas práticas a serem executadas para o sucesso em iniciativas de marketing para empresas de T.I.

Palestrante: Luiz Octávio Gonçalves Neto

Mini currículo: Luiz busca criar conexões internas e externas entre as pessoas, ideias e projetos. Já passou pelas faculdades de Economia, Engenharia Civil e Administração e participou de iniciativas diversas, envolvendo marketing, desenvolvimento pessoal, inovação, administração e liderança. Inconformado, hiperativo e apaixonado pelo Ser Humano. Já trabalhou em diversos segmentos de mercado, de uma lanchonete a Red Bull. Ministrou cursos e palestras a diversos agentes, como Sebrae e Fórum das Cidades. Atualmente Gerente de Relacionamento e Atendimento na Agência Maior.

Sem comentários

Fazer comentários

Associe-se agora mesmo!