Agenda de Cafés da Manhã Assespro-RJ 2019

Agenda de Cafés da Manhã Assespro-RJ 2019

Nos próximos meses a Assespro-RJ fará uma sequência de Cafés da Manhã Técnicos que serão apresentados por empresas associadas. Temas diversos que visam a melhoria da produtividade das empresas participantes apresentados por especialistas no tema. Todos os encontros ocorrerão no auditório da Assespro-RJ que fica em sua sede no Centro do Rio de Janeiro. 

Para associados da Assespro-RJ, a primeira inscrição é cortesia; a partir da segunda inscrição para associados ou da inscrição de empresas não associadas, haverá um investimento de participação de R$50,00 por pessoa e R$30,00 para startups não associadas.

Caso haja cancelamento do evento, a Assespro-RJ comunicará os inscritos com até um dia de antecedência e oferecerá a participação em um evento de igual valor ou devolução do valor pago.

 

 

29/ABR: O Desafio da Inovação para as Empresas Maduras

Clique aqui para se inscrever!

Neste Café da Manhã Assespro-RJ, Renato Santos e Silvana Belini compartilharão pontos de vista, conceitos e abordagens para tratar os desafios de inovar nas empresas maduras de TI, diante das novas tecnologias e da concorrência com as startups. Reflexões como:
• QUANDO A CULTURA ESBARRA NA VONTADE;
• QUANDO A VONTADE ESBARRA NA CULTURA;
• MUDE MINDSET, MUDE REALIDADE E RESULTADOS;

O que fazer para MUDAR a cultura e estimular novos comportamentos dos profissionais de TI?

Palestrantes: 

Renato Santos tem mais de 25 anos de experiência em consultoria de serviços. Atuou como diretor e sócio na PwC e IBM, liderando pessoas, segmentos de negócio, contas estratégicas.  Negociação de contratos complexos e gestão de programas e projetos em âmbito regional e global. É sócio cofundador da Eight Diálogos Transformadores e da Winvent e  atua  como Coach, Mentor e Consultor de  Desenvolvimento Humano e Organizacional. É especialista em Teoria U, tecnologia social criada no  MIT para transformação e inovação.

Silvana Belini atua em consultoria há mais de 25 anos, liderando programas de transformação das organizações, gestão de mudança, redesenho de processos, e soluções digitais. Foi diretora na PwC Consulting e sócia na IBM Consultoria.  Atualmente seu foco é apoiar as empresas nas transformações organizacionais e de cultura, diante dos desafios das novas economias e tecnologias digitais. É sócia da empresa de tecnologia Spectranet, e sócia cofundadora da Winvent.

16/MAI: O planejamento estratégico não funciona mais?

Clique aqui para se inscrever!

O Planejamento Estratégico tradicional sofre com algumas limitações que reduzem ou anulam sua eficácia. Por exemplo:

  • A premissa de que o futuro repetirá o passado, e de que o mundo – o mercado, os clientes, a concorrência – nunca muda;
  • O fato de ignorar as questões Culturais e Políticas e sua dinâmica dentro da organização;
  • A falha em mapear, entender e projetar as Arquiteturas de Negócio (atual e necessária) da empresa;
  • Deixar de considerar os aspectos comportamentais e de personalidade da equipe de liderança corporativa.

Para uma Ação Estratégica efetiva, a organização precisa se basear nos seguintes pilares, portanto:

  • Estratégia fundada em agilidade e adaptabilidade;
  • Entendimento e Gestão da Cultura Organizacional e das Relações de Poder dentro da empresa, levando ao desenvolvimento de uma Cultura Intencional;
  • Desenvolvimento de processos de gestão da Arquitetura de Negócios Corporativa;
  • Estabelecimento de práticas de Autoconhecimento para – no mínimo – os membros da equipe de liderança da empresa.

Nessa apresentação, abordaremos esses assuntos, e como a empresa pode – em pouco tempo – revolucionar a forma como se prepara para o futuro, aprendendo a aproveitar as oportunidades oferecidas por um ambiente em constante mudança, ao invés de ficar “perdida” e “deixada para trás” por um mundo que não espera.

Palestrante: Átila Belloquim

Mini currículo: Átila é Bacharel em Ciência da Computação (IME-USP) e fez Mestrado e Doutorado em Administração (FEA-USP). Como Consultor, Instrutor, Business Coach e Professor, ajudou milhares de pessoas e centenas de empresas, ao longo de seus 30 anos de carreira, a criarem para si um futuro mais consistente e sólido através do Planejamento Estratégico, da Gestão de Processos e de Projetos. Trouxe para o Brasil o conceito de Arquitetura Corporativa de Negócios e foi pioneiro no país na introdução de práticas de Gestão da Cultura Organizacional e das Relações de Poder na Organização. Criou o primeiro curso de Cultura e Poder em Projetos e o primeiro curso de Arquitetura Corporativa de Negócios no Brasil, pelos quais já passaram mais de mil alunos. Criou e coordenou um dos primeiros cursos de pós-graduação em Gestão de Projetos no país, na Universidade SENAC de São Paulo. É sócio-diretor da Gnosis KnowledgeSolutions e palestrante habitual em eventos de negócio.

 

Confira os Cafés da Manhã que aconteceram!

17/JAN: Programa ONE – O Negócio É

O Programa ONE é um canal no Youtube dedicado a registrar depoimentos de profissionais que fazem a diferença no mercado, sejam eles empreendedores ou especialistas, com o objetivo de compartilhar muitas informações sobre inovação, empreendedorismo e casos de sucesso de pequenas empresas. O propósito do canal é apoiar o pequeno empresário e o empreendedor na implementação e na gestão de seu negócio.

O projeto de criação e lançamento do canal foi desenvolvido e implementado pelo apresentador e nessa palestra serão mostradas as fases desse projeto, desde a sua ideia até o impulsionamento e gerenciamento das views aos vídeos postados.

Palestrante: Sérgio Dias

Mini currículo: Formado em Economia, com pós-graduação em Gerência de Projetos e especialização em Administração de Empresas. É também roteirista, com cursos de formação na CAL, Fundição Progresso e Riofilme. Sócio diretor da SDIAS Consultoria e autor do livro Inovar em Tempo de Crise e Fora Dela Também, editado pela Letra Capital Editora. Foi diretor e vice-presidente da ASSESPRO-RJ por mais de 8 anos.

22/JAN: Como Ser Atrativo no Modelo CLT

Se você gostaria de contratar seus profissionais no modelo CLT mas só consegue ser atrativo no modelo PJ, este Café da Manhã Assespro-RJ vai abrir novos horizontes e mudar completamente seu ano de 2019! Venha descobrir como manter sua empresa competitiva e mantendo os melhores talentos com segurança jurídica.

Palestrante: Antônio Carlos Rossi

Mini currículo: Empresário na área de tecnologia com mais de 30 anos de experiência em Gestão de TI, Antônio Carlos Rossi atualmente participa do Conselho do Grupo BWG – Grupo de empresas com soluções para Gestão de Pessoas. Em sua carreira de Administrador, atuou como sócio majoritário nas empresas WA Solutions, Complex IT, Decision IT, dentre outras.

Como empresário, sua preocupação foi na defesa do maior patrimônio das empresas – as pessoas. Por este motivo, defende a formalização das empresas, para melhor valorização do Capital Humano, bem como a flexibilização das contratações para viabilizar empregos e manter as empresas abertas.

30/JAN: Gerenciamento de Resíduo Eletrônico – Situação atual e principais desafios brasileiros

A palestra discorrerá sobre os principais conceitos referente ao gerenciamento de resíduos, um resumo sobre os impactos ambientais quanto ao descarte incorreto especificamente dos eletrônicos e qual a situação da legislação carioca e brasileira a cerca do tema em comparação às melhores práticas internacionais.

Neste Café da Manhã será realizada uma campanha de coleta de resíduos eletroeletrônicos, onde serão recolhidos telefones celulares, laptops, notebooks e cabos. O participante que fizer o descarte neste dia, poderá acionar um QRCode no coletor e receberá um certificado de Cidadão Consciente. Faça sua parte!

Palestrante: Caio Miranda

Mini Currículo: Caio Miranda é CEO da TechTrash, geógrafo pela UFRJ, MBE em Meio Ambiente pela COPPE/UFRJ e mestrando em Sistemas de Gestão pela UFF.

14/FEV: Café com Cavanha

O Café Com Cavanha é um programa destinado a analisar e debater temas de interesse dos segmentos de Energia, O&G e Supply Chain, incluindo Agências, Investidores, Empresas, Provedores e Tecnologias. O Café da Manhã Assespro-RJ receberá duas gravações do programa, com entrevista ao convidado e debate com o público.

Primeiro momento: 4ª Revolução Industrial, desafios da interconexão entre sistemas e pessoas (IoT, aplicações e interfaces de monitoramento), gargalo no processamento de streams de dados e tratamento, decisão e contingência com base nos aspectos analíticos. Convidado especial: Wanderlei  Lobianco, Consultor de Negócios e Ph.D. em Ciência da Computação pela University College of London

Segundo momento: redes de computadores de alto desempenho: HPC, Inovação por Inovação, Tecnologia ou Negócios. Convidado especial: Marcio Lacs, Presidente da AMT e Vice-Presidente da Assespro-RJ.

Moderador: Armando Oscar Cavanha Filho

Mini Currículo: Diretor da Bratecc | Brazil-Texas Chamber of Commerce, professor convidado do MBA da Fundação Getúlio Vargas e do Instituto Brasileiro do Petróleo, já tendo atuado em cargos executivos de empresas como Petrobrás, REPETRO, Petronect e Thompson  & Knight Global Energy Services.

21/FEV: A LGPD e sua interseção com a Gestão e Governança de Dados

A palestra visa ajudar a entender a LGPD e como a Gestão e Governança de Dados pode mitigar o impacto das sansões nas empresas.

Palestrante: Manoel Francisco Dutra Lopes Junior

Mini Currículo: Atuação expressiva nas áreas de Governança de Dados, Datawarehouse e Business Intelligence. Vice-presidente da  Data Management Association – DAMA (Capítulo Brasil). Larga experiência em projeto, desenho e implementação de Governança de Dados na indústria financeira tais como LOSANGO, HSBC BANK BRASIL e AGERIO – Agência de Fomento do Estado do Rio de Janeiro.

Este Café da Manhã Assespro-RJ é trazido pela empresa associada Data Governance Office.

24/ABR: Olhar digital sobre o RH 2019

Este Café da Manhã Assespro-RJ trará uma troca interessante de conhecimentos e experiências sobre Transformação Digital aplicada. O foco da apresentação é sobre o histórico dos processos de avaliação de metas e desempenho, seus eixos comportamentais e resultados, o alinhamento com a estratégia das empresas, sua eficácia junto aos colaboradores e como o processo de digitalização, automação e aplicação de Inteligência Artificial colaboram para os resultados.

Palestrante: Marcio Ferreira

Mini currículo: Marcio Ferreira possui 55 anos, é formado em Engenharia de Produção pela UFRJ/1987 e MBA Executivo pela Coppead/2000 e atua como Diretor Comercial e de Inovação na Lab245 Softwares desde março de 2017. Nos últimos 35 anos trabalhou em empresas nacionais e multinacionais. Foi gerente de ferramentaria, fabricação, qualidade, tendo implantado sistemas ISO 9000 e ISO 14000, Jornadas de qualidade total e CCQs, Marketing Web, Importação exportação, Supply Chain intercontinental, Logistica, Engenharia de Métodos, Implantação de sistemas de franquia com big data. Neste período chefiou grupos de até 15 colaboradores diretos abrangendo efetivos de 500 empregados.

Sem comentários

Fazer comentários

Associe-se agora mesmo!