Agenda de Cafés da Manhã Assespro-RJ

Agenda de Cafés da Manhã Assespro-RJ

Nos próximos meses a Assespro-RJ fará uma sequência de Cafés da Manhã Técnicos que serão apresentados por empresas associadas. Temas diversos que visam a melhoria da produtividade das empresas participantes apresentados por especialistas no tema. Todos os encontros ocorrerão no auditório da Assespro-RJ que fica em sua sede no Centro do Rio de Janeiro. 

Para associados da Assespro-RJ, a primeira inscrição é cortesia; a partir da segunda inscrição para associados ou da inscrição de empresas não associadas, haverá um investimento de participação de R$50,00 por pessoa e R$30,00 para startups não associadas.

Caso haja cancelamento do evento, a Assespro-RJ comunicará os inscritos com até um dia de antecedência e oferecerá a participação em um evento de igual valor ou devolução do valor pago.

Em breve abriremos a agenda de Cafés da Manhã Assespro-RJ para 2019!

 

CAFÉS ANTERIORES

15/ago: Como Manter Talentos e Crescer na Era Digital – Case Stefanini

Nesta edição do Café da Manhã Assespro-RJ, Bruno Mondin apresentará o case de sucesso da empresa no investimento em capacitação dos seus talentos. Além disso, será apresentado as oportunidades desenvolvidas pelo Comitê de Capacitação para as empresas associadas da Assespro-RJ e o setor de TI.

Bruno Mondin possui 29 anos de trajetória na área de tecnologia. Conta com experiência global em empresas de TI, consultoria e outsourcing. Está na Stefanini desde 1992 e hoje é o Vice-Presidente Executivo da empresa.

23/ago: Transformação Digital na Gestão de Recursos Humanos

Em tempos de inteligência artificial, a gestão de RH é mais desafiada do que nunca, entretanto o dilema de quando usar robôs ou pessoas não é o único tema a ser discutido nos dias de hoje. Novos recursos para melhor visualizar, reconhecer e gerenciar competências estão disponíveis na Internet e acessíveis pelo celular.

Palestrante: Marcio Ferreira

Mini currículo: Marcio Ferreira possui 55 anos, é formado em Engenharia de Produção pela UFRJ/1987 e MBA Executivo pela Coppead/2000 e atua como Diretor Comercial e de Inovação na Lab245 Softwares desde março de 2017. Nos últimos 35 anos trabalhou em empresas nacionais e multinacionais. Foi gerente de ferramentaria, fabricação, qualidade, tendo implantado sistemas ISO 9000 e ISO 14000, Jornadas de qualidade total e CCQs, Marketing Web, Importação exportação, Supply Chain intercontinental, Logistica, Engenharia de Métodos, Implantação de sistemas de franquia com big data. Neste período chefiou grupos de até 15 colaboradores diretos abrangendo efetivos de 500 empregados.

06/set: DevOps – Esteira de Teste e Entrega Continuada

O DevOps é uma área que tem apresentado bastante ganho para as empresas, principalmente em relação a uma automação do processo de qualidade do software entregue. Mas, no que consiste o DevOps? Apresentaremos uma introdução e uma descrição das principais práticas implementadas atualmente pelas organizações. Na palestra, falaremos das experiências práticas com a implantação, benefícios e dificuldades dessa mudança. Veremos por que o DevOps deve ser pensado como apenas implantação de ferramentas e realização de treinamentos. Deve ser considera uma mudança mudança organizacional da área de TI das organizações e fábricas de software.

Palestrante: Marcelo Nascimento Costa

Mini currículo: Consultor-Líder na Promove em ALM/DevOps e automação de Testes. Mestre em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ. Bacharel em Ciência da Computação pela UFPA. Professor de cursos de graduação e pós-graduação em Engenharia da Computação e Ciência da Computação na Universidade Veiga de Almeida (UVA), e na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).  Experiência em participação em projetos de consultoria, desenvolvimento e implantação de processos, práticas de  automação do ciclo de vida de processos utilizando ALM e práticas ágeis, como automação de testes, integração e implantação contínua para importantes empresas do mercado, como OI, Accenture, BBM, Banco Modal, Grupo Mult, APPAI, Brasil Telecom, entre outros.

20/set: Inteligência Artificial na Gestão de Estoque e Vendas

Em tempos de inteligência artificial, a gestão de estoques e vendas tem um capítulo à parte.  São inúmeros recursos para avaliar o estoque mínimo, otimizar os pedidos e identificar produtos sem SKU.

Palestrante: Maria Luiza Reis

Mini currículo: Maria Luiza Reis é Doutora em Engenharia Nuclear, especialista em Algorítimo e Inteligência Artificial, CEO da LAB245 Software e Diretora de Assespro-RJ.

26/set: Sua empresa é Ágil?

Nessa palestra abordaremos os principais problemas na gestão de projetos tradicionais, as diferenças entre o modelo tradicional e ágil, a filosofia e mindset ágil, tendências do modelo de gestão ágil no Brasil e no Mundo, uma visão do Framework Scrum, como escolher o modelo certo para a gestão dos seus projetos, entre outros assuntos sobre agilidade.

Palestrante: Fábio Mourão

Mini currículo: Fundador da ProjectStudy Treinamento e Consultoria, atua na área de Tecnologia há mais de 25 anos, prestando consultoria para empresas nacionais e multinacionais de todos os portes. Iniciou sua carreira com Desenvolvimento de Sistemas, passando pela área de Suporte e Infraestrutura de Servidores e Redes de Computadores. Nos últimos 10 anos vem se dedicando na área de Gestão de Projetos e Serviços de TI. É Palestrante, Autor, Coach em Transição de Carreira, Consultor, Mentor do Programa de Mentoring do PMI-RJ, Mentor do Startup Weekend 2018 e Instrutor em Gestão de Projetos Ágeis com foco no Framework Scrum. Bacharel em Análise de Sistemas, com MBA em Gestão Empresarial ênfase em Tecnologia da Informação e Pós MBA em Gestão Executiva de Projetos, ambos pela Fundação Getúlio Vargas no Rio de Janeiro. Possui +40 certificações, dentre elas o PMP (Project Management Professional) pelo PMI – Project Management Institute, PSM-I (Professional Scrum Master) pela Scrum Org, SAFe 4.5 Agilist pela Scaled Agile, HCMP (Human Change Management Professional) pela HuCMI – Human Change Management Institute, Professional Leader Coach pela SLAC (Sociedade Latino Americana de Coaching) entre outras.

03/out: Segurança Cibernética e a Lei Geral da Proteção de Dados

Segurança Cibernética: A influência da legislação na segurança cibernética. A gestão de riscos integrada à segurança cibernética com melhores práticas e consensos. Iniciativas no Brasil e no mundo.

Lei Geral de Proteção de Dados: A Lei Geral de Proteção de Dados, recentemente aprovada, irá impactar significativamente as empresas de TI, que deverão obedecer a uma série de novas regras relacionadas com o tratamento de dados pessoais. Nessa palestra vamos apresentar as principais regras e obrigações trazidas pela Lei n. 13.709/2018 e abordar os cuidados que devem ser adotados pelas empresas de TI.

Palestrantes: Deana Weikersheimer e Fernando Nery

Deana Weikersheimer é advogada, Sócia do Escritório Weikersheimer,Castro & Wajnberg Advogados Associados, Especialista nas questões jurídicas relacionadas com a área de Tecnologia da Informação e Direito Digital,  Autora e co autora de obras técnicas ligadas ao setor.  Pós graduação em Administração de Empresas pela FGV. Professora da FGV em MBAs que tratam de projetos ligados ao segmento. Advogada da Assespro RJ.

Fernando Nery é Sócio-fundador de Módulo S/A. Foi membro de conselhos e comitês como o Comitê Gestor da Internet do Brasil, ex-presidente da Assespro Nacional e ex-presidente do conselho da Riosoft. Desde 1990 coordena equipes em alguns dos principais projetos de implementação de Governança, Riscos e Compliance, que são destaque mundial, entre eles as Eleições Eletrônicas Brasileiras, o SPB – Sistema de Pagamentos Brasileiro, a Nota Fiscal Eletrônica, o Imposto de Renda via Internet, o ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio, os Jogos Pan-americanos Rio 2007, a Rio+20, a Jornada Mundial da Juventude e a Copa do Mundo FIFA 2014 e as Olimpíadas 2016.

09/out: Boas práticas de marketing para empresas de T.I

Nessa palestra abordaremos diversas boas práticas a serem executadas para o sucesso em iniciativas de marketing para empresas de T.I.

Palestrante: Luiz Octávio Gonçalves Neto

Mini currículo: Luiz busca criar conexões internas e externas entre as pessoas, ideias e projetos. Já passou pelas faculdades de Economia, Engenharia Civil e Administração e participou de iniciativas diversas, envolvendo marketing, desenvolvimento pessoal, inovação, administração e liderança. Inconformado, hiperativo e apaixonado pelo Ser Humano. Já trabalhou em diversos segmentos de mercado, de uma lanchonete a Red Bull. Ministrou cursos e palestras a diversos agentes, como Sebrae e Fórum das Cidades. Atualmente Gerente de Relacionamento e Atendimento na Agência Maior.

 18/out: ITIL e a ISO 20.000

Empresas de todos os tamanhos dependem de uma gestão de serviços de TI eficiente, econômica, confiável e consistente. O Café Tecnológico ASSESPRO irá apresentar como é possível ter tudo isso com a implantação da ISO/IEC 20000, uma norma baseada nas boas práticas preconizadas pelo workflow do ITIL (Technology Infrastructure Library).

O modelo ITIL promovea gestão com foco no cliente e na qualidade dos serviços de TI, apresentando um conjunto de procedimentos gerenciais, organizados em disciplinas, que cobrem desde a compreensão da estratégia do negócio do cliente, a definição da estratégia do serviço de TI, seu desenho, implantação, operação e melhoria contínua.

Palestrante: Larissa Lopes de Araujo

Mini currículo: Mestre em Engenharia de Software pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. MBA em Gerência de Projetos. Pós-Graduada em Programação de Computadores na PUC-Rio. Atua desde 2000 em projetos de consultoria em melhoria de processos de gestão e engenharia de software. Implementadora e avaliadora certificada do modelo MPS para Software. Compõe equipe de avaliação do modelo CMMI. Implementadora de Sistemas de Gestão e Compliance. Avaliadora ABNT de ISO 9001 Gestão, ISO 20000 Gestão em Serviços, ISO 37001 Anticorrupção e ISO 19600 Compliance.

01/nov: CMMI Development 2.0 e Agilidade

CMMI® Institute disponibilizou a versão 2.0 do CMMI (Capability Maturity Model Integration) em março de 2018. Consagrado mundialmente, o CMMI é um framework para melhoria de processos em organizações de segmentos variados, com resultados comprovados em termos de aumento de produtividade, redução de retrabalho, melhoria da qualidade de produtos e serviços, aumento da satisfação de clientes, entre outros benefícios. O Café tecnológico vai apresentar esta nova versão e a implementação do workflow de agilidade, com métodos, técnicas, conceitos e abordagens diversas no trabalho.

Palestrante: Mariano Angel Montoni

Mini currículo: Doutor e Mestre em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. SCAMPI Lead Appraiser for Development and Services. Consultor na implantação de processos aderentes aos modelos de qualidade CMMI e MPS. Certificado ITIL v3 Foundation. Instrutor credenciado dos cursos de capacitação do modelo MPS. Implementador credenciado do modelo MPS para Software e MPS para Serviços. Avaliador líder experiente do modelo MPS para Software e Serviços.

07/nov: Quais as competências do profissional do futuro?

Como podemos melhor nos preparar para o que está por vir e nos tornar mais competitivos ?

Em meio a Era da Transformação Digital, onde falamos de nanotecnologia, neurociência, carros voadores e aqueles outros dirigidos, ops, sem ninguém… de forma autônoma. E aí, o que será de nós ? O que nos espera no mercado de trabalho ? E como podemos nos diferenciarmos ?

Palestrante: Rodrigo Curcio

Mini Currículo: CEO/Founder e Consultor em Capital Humano da HumanAZ, startup de Inteligencia em Capital Humano na Era da Transformação Digital,   é especialista em Capital Humano com longos anos de passagem por empresas multinacionais e nacionais onde se especializou em Planejamento Estratégico Organizacional, Desenvolvimento e Capacitação de Pessoas e na Gestão de Projetos de Otimização de Pessoal.

Dono de um perfil dinâmico, criativo e transformador, aliado a uma visão estratégica diferenciada, é graduado em administração pela Universidade Católica de Petrópolis, tendo cursado todo o seu curso básico pela Fundação Getúlio Vargas, onde concluiu sua Pós-MBA em Gestão Estratégica de Pessoas e o programa de extensão do MBA em Business and International Management, através da Universidade de Irvine na California.

13/nov: Gerenciamento de Resíduo Eletrônico – Situação atual e principais desafios brasileiros

A palestra discorrerá sobre os principais conceitos referente ao gerenciamento de resíduos, um resumo sobre os impactos ambientais quanto ao descarte incorreto especificamente dos eletrônicos e qual a situação da legislação carioca e brasileira a cerca do tema em comparação às melhores práticas internacionais.

Neste Café da Manhã será realizada uma campanha de coleta de resíduos eletroeletrônicos, onde serão recolhidos telefones celulares, laptops, notebooks e cabos. O participante que fizer o descarte neste dia, poderá acionar um QRCode no coletor e receberá um certificado de Cidadão Consciente. Faça sua parte!

Palestrante: Caio Miranda

Mini Currículo: Caio Miranda é CEO da TechTrash, geógrafo pela UFRJ, MBE em Meio Ambiente pela COPPE/UFRJ e mestrando em Sistemas de Gestão pela UFF.

21/nov: Transformação Digital – Conceito à Ação

Muitas empresas estão partindo para a Inovação sem compreender alguns conceitos e ações estratégicas primordiais. Antes de mergulhar no ecossistema digital, é necessário que se desenvolvam estratégias específicas para garantir o sucesso de suas jornadas digitais, respondendo às seguintes questões:
– Qual nosso nível de maturidade digital?
– Quem serão nossos clientes, produtos, parceiros e concorrentes nos próximos 5-7 anos?
– Qual a Visão de nossa empresa para o futuro?
– Quais os nossos principais ativos sobre os quais podemos nos alavancar para uma Transformação Digital?
– Quais os principais fatores de sucesso para uma jornada de Transformação Digital?

Palestrante: Sérgio Hartenberg

Mini Currículo: Executivo, Consultor e Advisor de Transformação e Inovação Digital. É formado em Economia, com MBAs em Finanças e em Gestão Estratégica de TI, Sérgio começou sua carreira na Accenture tendo liderado depois as TIs de empresas globais como a Souza Cruz, Light, L’Oréal e SEPHORA. Também participou da criação de duas startups no Brasil, sendo responsável pelo desenvolvimento de negócios e entregas. Foi presidente do Grupo de CIOs do Rio de Janeiro, do qual ainda é membro, assim como participa do CIONet de São Paulo.

27/nov: Seus técnicos ajudam o comercial?

Os profissionais técnicos de muitas organizações, tanto em situações de atendimento de campo quanto em atividades internas, são capazes de de identificar oportunidades de negócios em locais em que os profissionais da área comercial não têm acesso. Assim, há no técnico uma figura capaz, em identificando oportunidades, proporcionar um diferencial competitivo para a empresa.

A palestra visa discutir ações e atitudes que, permeando a cultura organizacional, propiciam a ampliação de resultados decorrentes do efetivo apoio das atividades técnicas na identificação de oportunidades e consequente potencialização dos negócios existentes, bem como na geração de novos negócios.

Para mais informações sobre este este tema, clique aqui!

Palestrante: Basílio Castelo Branco

Mini Currículo: Titular da Megaservice Assessoria Empresarial Ltda., da ASV – Academia do Sucesso em Vendas e da CIT – Captação e Identificação de Talentos, as duas últimas unidades estratégicas da primeira. Vice-Presidente da Fundação Mudes, Consultor Sênior/Sócio da Santa Cruz Informática e ainda Diretor Fundador do Clube do Conhecimento e Conselheiro do Grupo #Inovadores. É Professor no MBA em Gestão Comercial e de Vendas da PUC-RJ. Especialista em estruturação, expansão e melhoria do desempenho comercial, em especial das competências dos profissionais de todos os níveis e áreas que compõem a atividade comercial (vendas e atendimento). Atua no modelo de Vendas Complexas com os vários processos dos segmentos B2C, B2B e B2G, com foco na adaptação dos modelos de soluções (solution selling), perspicácia (insight selling) e desafios (challenger selling) as realidades e momentos organizacionais. Presta consultoria, assessoria e atua como facilitador em organizações dos mais variados portes e segmentos, e ainda em inúmeras instituições específicas da área. Atuou em cargos executivos em empresas nacionais e multinacionais. Foi Diretor da ABRH-Rio – Associação Brasileira de Recursos Humanos e da ADVB-Rio – Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil. Possui vários artigos publicados em veículos especializados de circulação nacional.

06/dez: Automatização de processos com BPMS: 10 desafios a superar (ADIADO)

Empresas precisam ser cada vez mais produtivas. Isso tem levado a mudanças significativas em suas arquiteturas de processos para se tornarem aptas a gerenciar de forma mais eficiente seus negócios. Com isso, visam responder às demandas de mercado mais rapidamente, com maior produtividade e diminuição do desperdício.

Palestrante:  Joana Maia Vieira

Mini Currículo: Joana Maia Vieira é formada em comunicação e marketing pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e em gestão de negócios pelo IBMEC- RJ. Atualmente é superintendente de Marketing e Vendas da Pix Software – empresa focada em soluções inovadoras para gestão de processos e gestão de serviços de TI. Possui experiência em consultoria especialmente no segmento varejista, tendo trabalhado muitos anos no Grupo Friedman – líder em consultoria para o varejo. Há mais de 10 anos atua no segmento de TI, levantando processos e buscando soluções capazes de atender os clientes mais exigentes do mercado. É a responsável pelo departamento comercial da Pix, liderando a equipe de vendas do sistema de BPM da empresa.

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