Carta à Sociedade Fluminense

Carta à Sociedade Fluminense

O Rio de Janeiro visto de cima é uma das imagens mais impressionantes que o mundo conhece. Se pudermos atentar, também de cima, o momento econômico e político que o Estado do Rio de Janeiro vive, veremos, não a mesma beleza, mas um momento de transformação tão profundo que farão esses anos certamente entrar para a história.

Uma transformação, para que seja essencialmente positiva, depende de uma série de variáveis, umas sobre as quais podemos incidir pouco, mas existem algumas que a sociedade certamente determina sua sorte. Vivemos uma oportunidade histórica em que temos de fazer uso de um dos instrumentos mais eficientes utilizados nas sociedades mais maduras: a força da sociedade civil organizada.

A Assespro, que muito nos orgulha dizer ser a maior e mais antiga associação de empresas de TI do Brasil, assume a responsabilidade de se apresentar como uma entidade que representa a Inovação em sua forma mais essencial nos dias de hoje: a Inovação através da Tecnologia da Informação. Entendemos que é também através da tecnologia, induzindo a transparência e a eficiência, que seremos capazes de fazer do Estado do Rio de Janeiro um dos lugares mais estimulantes do mundo para se empreender e se viver.

As nossas vocações acadêmicas, empresariais, ambientais, a indústria do petróleo, a indústria criativa mas sobretudo a capacidade de nossa gente são os ingredientes que nos farão renascer invencíveis. A mesma gente que lutou por nós em gerações passadas e que agora muitas vezes se apequena, desestruturada, relutante, tímida. Essa mesma sociedade que agora, como que numa encruzilhada histórica, decide entre engajar-se como nunca ou desistir, mudar-se daqui…

As entidades sérias e organizadas, o associativismo em si, ressurgem como principais armas nessa luta. Nesse sentido, nossas organizações, sendo exemplares em suas condutas empresariais, poderão exercer com mais força que nunca a representatividade política que conduzirá a essa transformação. A participação das pessoas e das empresas em organizações sérias e atuantes é o insumo para conduzir esse processo a êxito. Nossos talentos e nossas qualidades ainda não estão majoritariamente representadas nas lideranças políticas e econômicas, mas é através desse engajamento que assumiremos as rédeas de nosso futuro, político e econômico, estabelecendo o alicerce da sociedade em que viverão nossos filhos e netos.

Que digamos um sim individual à participação ativa nas organizações sérias da sociedade fluminense. As redes sociais são ferramentas que a Tecnologia da Informação entregou à sociedade, mas sozinhas elas não serão suficientes, pois é na articulação, no engajamento, ao doar nosso tempo e energia ao coletivo que definiremos o tamanho da transformação que vamos juntos promover.

Este é o apelo que a ASSESPRO-RJ faz à sociedade fluminense!

Álvaro Cysneiros

Presidente Assesrpo-RJ

Sem comentários

Fazer comentários

Associe-se agora mesmo!