Cloud Computing: Como está posicionada a sua empresa?

Cloud Computing: Como está posicionada a sua empresa?

Por João C. D. Freire Ribeiro, Diretor do Comitê Cloud Computing da Assespro-RJ e CTO da INOVAX

Para cada um de nós envolvidos com TIC, a Computação na Nuvem parece ser uma extensão natural das tecnologias com as quais lidamos. Isto, entretanto, tem mudado, pois o conjunto de tecnologias que compõe o cenário atual de computação na nuvem está efervescente e floresce com uma riqueza de soluções e componentes que vão muito além da mera virtualização de um servidor e a sua hospedagem em um datacenter conectado à Internet.

 Com o desenvolvimento dos datacenters como ambientes computacionais da Internet, o termo Cloud Computing surgiu para caracterizar o conjunto de tecnologias que possibilitam a computação nesses ambientes, ou seja, a execução de programas que anteriormente ocorriam em servidores ou desktops locais. Nesse contexto, foram criados “sistemas operacionais de cloud”, viabilizando ofertas de serviços tais como Amazon AWS, Google Cloud, Microsoft Azure, bem como a plataforma de software livre OpenStack, mantida pela OpenStack Foundation – www.openstack.org, e utilizada por inúmeras empresas.

 

Open source software for creating private and public clouds.

www.openstack.org

OpenStack software controls large pools of compute, storage, and networking resources throughout a datacenter, managed through a dashboard or via the OpenStack API.

 

Esse movimento desencadeou uma transformação que permeia inúmeras indústrias, dentre elas as Operadoras de Telecomunicações, que buscam escapar do vendor lock-incom os seus fornecedores tradicionais, promovendo uma profunda mudança na arquitetura dos seus produtos ao transformá-los em “serviços de rede virtualizados”, VNF – Virtual Network Function, tornando obsoletos equipamentos e dispositivos físicos tradicionais nesses ambientes, tais como roteadores, firewall, etc…

No front desta efervescência, a plataforma OpenStack tem se destacado como uma proposição organizada e aberta à participação de empresas e indivíduos para a definição do seu rumo e construção do seu percurso. Na base do sucesso da plataforma OpenStack, encontra-se o conceito Four Opens, criado pela OpenStack Foundation, responsável pelo desenvolvimento do sistema OpenStack,:

  1. Open Community: A organização é aberta para a participação de indivíduos e organizações.
  2. Open Design: Os novos recursos e “roadmap” da plataforma são discutidos pelos membros da comunidade, que influenciam e determinam as características dos novos releases.
  3. Open Development: O desenvolvimento de todo o código e documentação é realizado de forma pública e com a participação dos membros.
  4. Open Source: E, naturalmente, todo o código da plataforma está aberto e disponível para verificação, uso e distribuição.

O resultado é que a comunidade Openstack tem se organizado globalmente com um processo de Continuous Integration/Continuous Delivery, que se tornou uma referência no mundo open source, habilitando os seus colaboradores, distribuídos globalmente, a desenvolverem e liberarem semestralmente, durante os OpenStack Summits, uma nova versão da plataforma, estável, com qualidade e inúmeros novos recursos.

Avançando no conceito de Open Source que contribuiu para transformar a nossa indústria, com destaque para o Sistema Operacional Linux, o conceito dos Four Opens está contribuindo para que o Sistema Operacional de Nuvem OpenStack, se torne a plataforma de referência para infraestruturas públicas, privadas, científicas e comerciais de datacenters, edge computing, telecoms, IoT, HPC, etc.

Portanto, posicionar a oferta da sua empresa na cadeia de valor de Cloud Computing pode significar ir muito além da hospedagem do seu software em alguma nuvem, como, por exemplo, possibilitar sua integração com serviços como inteligência artificial, multimídia, realidade virtual, ou ainda, oferecer soluções escaláveis, com alta disponibilidade e uso mais racional e econômico de recursos computacionais. Participe do Comitê Cloud Computing e venha discutir conosco como melhor beneficiar a sua empresa nesta onda que já está nas nuvens…

Na próxima oportunidade trataremos do assunto CI/CD e do treinamento gratuitio que a OpenStack Foundation realizará com o LABNET na Universidade Federal do Rio de Janeiro, com os apoios da Sociedade Brasileira de Computação, NCE, Parque Tecnológico UFRJ, e dos Comitês de Capacitação e Cloud Computing da ASSESPRO-RJ.

Sem comentários

Fazer comentários

Associe-se agora mesmo!