Seminário de Acessibilização

No próximo dia 22 de novembro, quinta-feira, será realizado no auditório da OAB o II Seminário de Acessibilização, na sequência do I Seminário de Acessibilização e Tecnologias Assistivas Emergentes ocorrido em setembro 2016, no Museu do Amanhã.

 

Este ano o foco das discussões é voltado para empresários e gestores públicos em geral, interessados por atualizar-se ou conhecer aspectos ligados à mobilidade e acessibilidade, com ênfase no universo das pessoas com deficiência e sua empregabilidade, especialmente no cumprimento das exigências; obviamente o envolvimento de várias entidades ligadas às questões de mobilidade e acessibilidade é parte essencial do Seminário.

 

Empresários de tecnologia da informação e comunicação atuantes nas áreas de novas tecnologias aplicadas à mobilidade, representantes de entidades de pessoas com deficiência e entidades sem fins lucrativos com atuação em mobilidade e acessibilidade são também esperados nas discussões, contando também com profissionais da educação especial e outras áreas afins.

 

O evento é organizado pela BIOMOB Soluções Digitais, ASSESPRO-RJ e TI-Rio e conta com apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro, da OAB-RJ e empresas patrocinadoras.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas clicando aqui. O programa, de 9:00 às 17:30, trata de temas importantes e atualizados, trazendo não somente “cases” e experiências interessantes, mas também proporcionando tempo para reflexões específicas de posicionamento empresarial nas urgentes questões de cumprimento da Lei de Quotas, posicionamento em Responsabilidade Social e questões de Mobilidade que trazem significativos impactos no desempenho das empresas brasileiras.

 

PROGRAMA

9h00 – Credenciamento

9h30 – Abertura oficial: Autoridades, patrocinadores

 10h00 – Ambientação da Pessoa com deficiência na educação e emprego –Cinthya Pereira Freitas – Graduada em Letras Português/Inglês, presidente da Associação dos deficientes visuais do estado do Rio de Janeiro – ADVERJ

10h30 –Educação Inclusiva – Caio Sousa – NEPAI-Núcleo de Estudo e Pesquisa sobre Acessibilidade e Inclusão, e Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB

11h00 – A experiência no legislativo na promoção da acessibilidade – Guilherme Fonseca Cardoso é arquiteto urbanista, bacharel em Direito, com especialização em gestão pública.

11h30– Palestra a confirmar.

12h00 – 13h30 – Almoço

13h30 – Coaching Desenvolvendo Competências e Enfrentando Diversidades – Cláudia Roque Nassif–Coach Executiva, de Carreira e de Vida, certificada pelo ICI – Integrated Coaching Institute, atuou em grandes empresas multinacionais em cargos de gestão

14h00 – Diversidade e inclusão na VALE – Fernanda Castanheira – Especialista em diversidade e inclusão da VALE

  • Como uma grande empresa lida com a inclusão social, cumprimento de cotas, diversidade de colaboradores e imagem pública.

14h30 – Tecnologia a serviço da Mobilidade – Helgio Trindade – DIGICON

  • Novos avanços tecnológicos geram produtos para facilitar a mobilidade.

15h00 –  Coffee break.

15h30 – Acessibilidade e Software – José Vilmar Estácio de Souza – Diretor Técnico da Informal Informática, deficiente visual.

16h00 – Mobilidade colaborativa – Valmir de Souza– BIOMOB – Sócio-fundador da BIOMOB SOLUÇÕES INOVADORAS EM ACESSIBILIDADE – Conselheiro Municipal de Transporte e Trânsito-SP

  • Ferramentas accessíveis e gratuitas geram incremento de mobilidade.

16h30 – Rodada final de debates

17h00 – Encerramento

 

Confirme sua inscrição clicando aqui!

Associe-se agora mesmo!