UMA AÇÃO SOCIAL QUE VISA MUDAR A VIDA DE JOVENS E LEVAR QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL PARA EMPRESAS DE TI

Com 21 anos, Lucas Santos tinha apenas o ensino médio e três anos de experiência profissional numa rede fast-food. Sempre teve interesse pela área de tecnologia da informação, mas encontrava barreiras de ingressar no setor sem um curso superior e viu no FORSOFT uma oportunidade.

 

Lucas foi aluno da quinta turma do projeto FORSOFT-RIO, que aconteceu em 2014, onde foi amadrinhado e, posteriormente ao curso, contratado pela empresa LAB245 onde trabalha até hoje com bastante dedicação; além disso, Lucas ingressou no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

 

E toda esta dedicação foi recompensada: há alguns meses Lucas e dois colegas da LAB245 foram incumbidos de fazer um estudo e um software de reconhecimento de voz. Todo este trabalho rendeu um artigo que será publicado no ABDA2017, em Las Vegas. E como se isso não fosse suficiente, Lucas foi escolhido para representar a empresa neste congresso.

 

Sobre o FORSOFT 2017

 

As inscrições para o projeto FORSOFT-RIO estão abertas e estamos surpresos com os números iniciais.

 

Um primeiro exame de raciocínio lógico foi aplicado para 100 candidatos, dos quais 75% foram aprovados. E ainda temos um longo caminho pela frente, pois o projeto está com mais de 600 inscritos – e este número ainda tende a aumentar. Uma segunda chamada do exame está previsto para acontecer dia 22 de julho.

 

Nossa meta é conseguir 1.000 inscritos, dos quais apenas os 10% mais qualificados serão selecionados para iniciar as atividades do curso e gerar resultados futuros para as empresas que apóiam o projeto. É uma tarefa ousada, mas estamos confiantes que conseguiremos!

Além disso, estamos trabalhando para melhorar o conteúdo ministrado nas aulas, com uma nova estrutura acadêmica e de apoio pedagógico. Ah, e estamos trabalhando na reformulação do nosso site do FORSOFT-RIO e criando estratégias para melhorar a comunicação com os alunos e com as empresas.

 

O que é o projeto FORSOFT-RIO?

 

O FORSOFT-RIO é uma ação social que vem mudando a vida de centenas de jovens desde sua primeira edição, em 2010. Atualmente é um projeto fruto da parceria triple entre a Assespro-RJ, as Empresas-Madrinhas e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação que visa capacitar e empregar jovens no mercado de trabalho de TI.

 

A capacitação tem duração de seis meses e é totalmente gratuita aos alunos. Cada aula é uma vivência do mundo real, onde os alunos aprendem a dinâmica do mercado de trabalho em tecnologia da informação ao mesmo tempo em que assimilam o conteúdo técnico e indispensável aos desafios que encontrarão nas empresas. E este é o grande diferencial da nossa capacitação.

 

O que dizem nossos alunos?

 

“O objetivo do FORSOFT não era tornar todo mundo programador, mas sim profissionais” (Fabrício Souza, atualmente trabalhando na Mestra Informática)

 

“Eu entrei no FORSOFT para tomar um rumo e me especializar na área de informática. Durante o FORSOFT eu me achei, descobri talentos que eu não sabia que tinha” (Tatiana Dias, atualmente trabalhando na Delphos)

 

O que dizem as empresas que já participaram?

 

“Quando a gente abre um processo de seleção, a gente coloca como características que gostaríamos nos profissionais diversos valores que o profissional do FORSOFT trás com ele. O programa valoriza não só o lado técnico, mas valoriza o lado profissional como o trabalho em equipe, como cumprimento de prazos, como a responsabilidade por aquilo que se faz” (Marcelo Pignataro, Diretor Técnico da AMT)

 

“A cada participação da Mestra no FORSOFT aumenta a certeza de que é possível juntarmos esforços do setor público, privado e educadores para darmos um futuro diferenciado aos nossos jovens. Acompanhar a evolução dos nossos afilhados é mais do que gratificante, é emocionante, pois em cinco meses o ‘não sei o que vou fazer’ transforma-se em ‘sou capaz de’. Neste momento, nós madrinhas temos a oportunidade de contratar profissionais muito bem treinados, cisciplinados e honrados de trabalharem em nossas empresas, o que não tem preço, nem para nós, nem para eles”. (Luiz Cláudio, Diretor da Mestra Informática).

 

Cursos e Metodologia

 

Ao longo das sete primeiras edições, o FORSOFT-RIO se preocupa em evoluir e atualizar sua metodologia. Para garantir o melhor treinamento dos profissionais que formamos, cada aula é um laboratório que simula as dificuldades do mundo real, focando nos verdadeiros desafios que os profissionais de Tecnologia da Informação encontram no seu ambiente de trabalho.

 

Cada um dos módulos foi cuidadosamente pensamento para desenvolver um grupo competência nos alunos, o que nos ajuda a identificar suas potências e onde cada perfil profissional melhor se adequaria.

Nossas capacitações são voltadas para duas áreas distintas, porém complementares: Desenvolvimento de Software e Infraestrutura de Redes.

 

 As primeiras competências que visamos em todos os nossos profissionais são algoritmo e lógica, habilidades chaves e essenciais para quaisquer profissionais.

 

Os profissionais treinados em Desenvolvimento de Software ainda terão competências relacionadas à coleta de informações e de requisitos para a construção de software, construir e realizar manutenção em Banco de Dados, criação de sites e aplicações web, criação de aplicações mobile e codificar em Java e .NET.

 

Os profissionais de Infraesturutra de Redes, serão treinados em montagem e configuração, instalação de sistema operacional, hardware e software, instalar e configurar equipamentos de rede, servidores em Windows e servidores em Linux e formas de virtualização de servidores.

 

Para intensificar a simulação do mercado de trabalho, ao final do curso, os alunos devem produzir um sistema utilizando todos os conhecimentos adquiridos durante o curso. Este processo envolve a integração de ambos os grupos: infraestrutura e desenvolvimento, onde os grupos precisam se comunicar e realizar suas funções de modo organizado para estar tudo pronto e funcionando.

 

Assim, o FORSOFT-RIO não apenas é uma capacitação técnica, mas também um desenvolvimento profissional onde os alunos desenvolvem noções de todas as partes que compõem as atividades propostas e são comprometidos com prazos. Além disso, nossa dinâmica prepara o profissional para aprender rapidamente novas tecnologias. Estes são nossos grandes diferenciais!

 

Associado ao aprendizado, todos os alunos ainda possuem paralelamente um módulo de inglês técnico para que sejam capazes de ler e compreender os diversos manuais de tecnologia existentes apenas na língua inglesa.

 

Responsabilidade Social

 

Em 2014 o projeto FORSOFT-RIO participou do Prêmio ODM Brasil (Objetivos do Milênio). Foram mais de mil projetos inscritos em todo o Brasil e tivemos a honra de ficarmos entre os 65 finalistas. Por este mérito, o projeto conquistou o certificado que comprova sua contribuição para o 8º Objetivo: “Todo Mundo Trabalhando pelo Desenvolvimento”.

 

Assim, mais do que uma fonte de recurso técnico capacitado para as empresas, participar do projeto FORSOFT-RIO é um sinal de preocupação com a sociedade. Pensando nisso, a Assespro-RJ criou o Selo de Responsabilidade Social para as empresas apoiadoras do programa. Este selo é uma chancela da Assespro-RJ que sua empresa possui um viés social.

Associe-se agora mesmo!