IX PetroTIC: mais uma edição de sucesso do seminário que reúne tecnologia com Óleo e Gás

IX PetroTIC: mais uma edição de sucesso do seminário que reúne tecnologia com Óleo e Gás

A Assespro-RJ realizou, no dia 22 de maio, a nona edição do Seminário PetroTIC, tradicional evento que se propõe a aproximar o público atuante nos ramos de Tecnologia da Informações e de Óleo e Gás. O grande tema deste ano foi o futuro: o que esperar dos próximos 10 anos e as perspectivas para 2020-2030.

O seminário foi realizado na Casa Firjan, que recebeu fornecedores, compradores de tecnologia e da indústria, gerando oportunidades únicas de debates que envolveram em expor as dores e possíveis demandas, por um lado, e empresas mostrando produtos, possíveis soluções e tendências que estão construindo tendo em vista a transformação digital que está ocorrendo, por outro lado.

A abertura do evento foi feita pela presidente da Assespro-RJ, Maria Luiza Reis, que se mostrou honrada pela associação realizar há nove anos um evento com a qualidade técnica e relevância como o PetroTIC. Além desta, estiveram presentes na mesa de abertura:

  • João José de Nora Souto – Diretor de Política de Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural, como representante do Ministério de Minas e Energia
  • Filippo Scelza, Subsecretário de Cooperação com o Setor Tecnológico e Inovativo representando Leonardo Rodrigues, Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação
  • Milton Costa Filho – Secretário Executivo do IBP
  • Roberto Aroso – Vice-Presidente do SINDITEC

Abrindo as apresentações da manhã, Marcio Lacs, Vice-Presidente da Assespro-RJ e Fundador e Sócio da AMT atuou como mediador do primeiro painel “Nova fase da exploração de Petróleo e oportunidades tecnológicas” e participaram dessa discussão Edmundo Falcão (Diretor Financeiro da Sapura), Thiago Valejo (Coordenador de conteúdo Petróleo, Gás e Naval da Firjan) e Ivan Cruz (Gerente Sênior de Tecnologia da Subsea 7).

Na sequência, subiram ao palco para palestrar Roberto Prado e Carlos Amorim, ambos da Microsoft, para a palestra “Transformação Digital, melhorando a segurança e confiabilidade das operações”. Nesse momento uma demonstração foi feita por Bruno Anjos com um óculos de realidade misturada.

A terceira atividade do dia foi mais um painel: Silvana Belini, Diretora da Assespro-RJ e Sócia Diretora da Spectranet, atuou como mediadora da rodada que tinha como tema “Inovação na tecnologia para exploração e produção”. Lélio Souza Júnior (CEO da Intelie), Duperron Ribeiro (CEO da PhdSoft), Sergei Beserra (Diretor de Negócios O&G do Gartner Group) e Marcos Sêmola (EY Partner) participaram dessa atividade encerrando a parte da manhã do seminário.

No retorno das atividades, no período da tarde, o painel “Diversidade na Indústria de Petróleo e Tecnologia” foi mediado por Armando Cavanha, Diretor Da Câmara de Comércio Brazil-Texas. Armando recebeu Maria Luiza Reis, CEO da Lab245 e Presidente da Assespro-RJ, Cristina Pinho, Subsecretaria de Óleo, Gás, Energia e Indústria e Monica Kauffman, Head Jurídico da Shell para considerações acerca da diversidade nesse ecossistema da indústria de petróleo.

A segunda palestra do evento foi ministrada por Wanderley Lobianco, Consultor de Desenvolvimento de Negócios, com o tema “A 4ª Revolução Industrial em Óleo e Gás”.

Importante destacar que o network foi acompanhado do Café Moccato, que fez uma degustação de seus produtos durante o intervalo da tarde do IX PetroTIC.

Continuando a programação, o evento seguiu uma tendência que a Assespro-RJ vem adotando em seus eventos, foi realizado uma rodada de pitch com empresas e startups que manifestaram interesse durante o Call for Papers. Segundo Álvaro Cysneiros, Vice-presidente da associação, “trazer uma startup para falar com uma gigante é um encurtamento de caminho que não existe paralelos”.

O último painel do IX PetroTIC trouxe o retorno de Roberto Prado (CTO da Microsoft), deste vez acompanhado de Breno Barros (Diretor Global de Inovação da Stefanini) que falaram sobre “Transformação Digital na Indústria do Petróleo”, mediado por Manoel Segadas (CEO da CONINT e Diretor da Assespro-RJ).

O evento terminou com duas ações muito especiais: a primeira foi o sorteio do livro “A Globalização e a Transformação Digital – Promessas e Desafios de Um Novo Mundo Em Construção”, escrito pelo diretor da Assespro-RJ e Sócio da Questera, Raul Colcher. A segunda foram homenagens feitas a Manoel Segadas e Simplício Freitas pelo pioneirismo e dedicação ao setor de Tecnologia e Óleo & Gás.

O evento foi realizado pela Assespro-RJ e contou com Patrocínio Diamante da Microsoft e Patrocínios Prata das empresas Stefanini e Sankhya.

Confira abaixo a galeria de fotos do evento!

Sem comentários

Fazer comentários

Associe-se agora mesmo!