Seminário Pensando TI

Seminário Pensando TI

INSCREVA-SE JÁ!

 

 

 

EDIÇÕES ANTERIORES

 

Evento onde se apresentam temas estratégicos, com oportunidades de negócios para os empresários de TI. Tem por objetivo aprofundar o conhecimento e trocar experiências sobre temas que são de importância vital para a continuidade de suas empresas e o crescimento saudável de suas operações.

 

O Seminário Pensando TI tem como base a abordagem de assunto de interesse do segmento de TI, descaracterizada qualquer conotação comercial ou promocional de produtos e serviços. Quer garantir o interesse dos empresários em todos os ní­veis e assim atingir os objetivos de estreitar relacionamentos e consolidar as informações com vistas à tomada de decisões.

 

Em 2008, a temática foi a crise econômica e tivemos apresentações de personalidades da mídia ( jornalista Miriam Leitão), do setor econômico (Ilan Goldfain) e do setor de TI (Raphael Pontes – gerente da GOOGLE).

 

Ilan Goldman, Miriam Leitão e Claudio Nasajon.

 

Em 2009, a temática do II Seminário Pensando TI foi sobre os grandes eventos esportivos, de abrangência mundial, no período de 2011 a 2016.  O evento contou com as apresentações do secretário Felipe Góes – presidente do Instituto Pereira Passos (IPP) e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico, Alexandre Techima – diretor de infraestrutura Rio 2016 (equipe do COB); Roberto Dutra,  presidente do sindicato das empresas de turismo receptivo, e um talkshow comandado pela jornalista Vanessa Riche (SPORTV) entrevistando as atletas olímpicas Ana Paula Conolly (vôlei), Isabel Swan (vela) e Shelda (vôlei  de praia).

 

Vanessa Riche, Isabel Swan, Ana Paula Conolly e Shelda Bedê.

 

Alexandre Techima

 

Em 2010, o tema foi “O Rio que nós queremos”.  Participaram a jornalista Cristina de Luca e o jornalista Carlos Alberto Sardenberg, além de um painel com os principais CIOs e participação da a secretária de Educação da cidade do Rio de Janeiro, Claudia Costin.

 

Cristina De Luca e Sergio Werner.

 

Raul Colcher, Carlos Alberto Sardenberg e Ilan Goldman.

 

Em 2012, na sua quarta edição, o evento teve como tema “Empresas globais, Empresas Locais”. Com a escolha deste tema pretendeu-se conhecer melhor a realidade de cada uma das partes envolvidas nas relações entre de negócios entre empresas globais e locais, e uma agenda de propostas para incrementar este relacionamento, visando um melhor atendimento ao cliente final.

 

Tivemos uma palestra  sobre a importância das parcerias no mundo globalizado, com o  “keynote speaker”  William Waack;  uma mesa redonda com os CIOs de quatro empresas representativas de clientes que discutiram suas principais questões com as empresas fornecedoras de TI. Além disso, houve um painel com empresas da área de e-business sobre oportunidades de negócios conjunto. Além de outro painel com empresas globais de ERP para discutir relacionamentos e parcerias com as empresas locais.

 

Foram apresentadas palestras das principais empresas de TI do Rio de Janeiro, assim como as empresas globais Microsoft, Oracle, SAP, TOTVS, IBM, Google, Facebook, MOIP, entre outras. Juntas, avaliaram oportunidades e barreiras, possibilitando encontrar soluções para melhorar parcerias, visando incrementar a base de ofertas para nossos clientes.

 

William Waack, Ilan Goldman e Marcio Lacs.

 

Caludio Nasajon, Homero Torres, Luciano Rolim, Sandra Vaz e Álvaro Cysneiros.

 

Em 2013, o Pensando TI discutiu temas atuais e relevantes para o setor. Nessa edição, o evento abordou o tema Cidades Inteligentes, para o qual foram convidados o prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (representado pelo presidente do IPLANRIO, Ricardo Oliveira). Com foco nas mudanças pelas quais  passava (e passa)  a  cidade, tratou  dos investimentos e recursos em prover inteligência para sua área, de forma a melhor gerenciar temas como mobilidade, segurança, entre outros. O primeiro painel foi direcionado pelo cenário da  atualidade.

 

Em seguida, houve um encontro com os secretários de Ciência e Tecnologia do Estado e do Município, Gustavo Reis Ferreira e Franklin Coelho. Eles falaram dos planos das secretarias para os próximos anos relacionados com a tecnologia da informação.

 

O terceiro encontro foi uma palestra do economista Ricardo Amorim. Também jornalista, é destaque de sua geração e participante do programa Manhattan Connection. Ricardo discorreu sobre o momento atual do Brasil no contexto mundial e as expectativas para o futuro.

 

À tarde,  o painel  discutiu oportunidades para o setor de TI quando se trata de dotar cidades de instrumentos de gestão e operação. Este painel foi conduzido por professores da Fundação Getúlio Vargas (FGV), especialistas no assunto.

 

No final, houve uma palestra de  Roberto Prado, diretor de competitividade nacional da Microsoft. Ele  apresentou o CityNext e o case da Prefeitura Municipal de Petrópolis discorrendo sobre a temática de Cidades Inteligentes e como isso foi implantado no município em questão.

 

 

Claudio Nasajon e Ricardo Amorim.

 

Roberto Prado

 

Tendências Tecnológicas é a temática do VI Seminário Pensando TI, abordando tema relevante para o estado e para a cidade e avaliando como as empresas de TIC possam contribuir com soluções para essa questão.

 

Mediador: Alexandro Strack – CIO GEFCO Logística do Brasil

Associe-se agora mesmo!